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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MARKETING PESSOAL



Hoje quando se chega a uma entrevista de emprego, é comum encontrar pessoas com nível superior de escolaridade disputando cargos que são oferecidos para pessoas com ensino fundamental ou médio. A concorrência no ambiente profissional está cada vez mais acirrada, o conhecimento teórico e prático dos candidatos a cargos de destaque estão cada vez mais equilibrados. Não há precedentes na história da educação no Brasil, acredito que estamos vivendo a democratização da educação (se ela tem qualidade ou não, é outro assunto).  
Então, como fazer diferença no marcado contemporâneo? A resposta está no marketing pessoal.

O marketing pessoal está em tudo que fazemos. Nossas atitudes emitem mensagens a todo instante. A maneira como vestimos, comemos, falamos, andamos e compramos passam uma imagem de quem somos. Se você acha que marketing pessoal serve para pessoas fingirem ser o que não são está plenamente enganado. Assim como um produto ruim com uma boa embalagem não engana o mesmo cliente duas vezes, um profissional que finge ser o que não é uma hora vai ser desmascarado, (salvo os atores de plantão). Marketing tem o objetivo de levar o produto certo ao cliente certo. Investir na melhoria contínua do produto, conhecer o cliente, saber o que o mercado aspira a fim de satisfazer necessidades e desejos dos clientes de forma rentável. Este é o papel do Marketing!
Em marketing pessoal a pessoa é o produto/empresa. Aplicar as ferramentas e conhecimento de marketing na vida profissional e pessoal é a essência do MARKETING PESSOAL.
Se marketing pessoal é marketing, porém aplicado a pessoa. Então vamos às etapas (de forma simplista) de um planejamento de MKT.
1º Pesquisa de mercado: a pesquisa de mercado tem o objetivo de sondar o que o público alvo necessita, as deficiências da concorrência e a aceitabilidade do produto ou serviço oferecido. O objetivo é diminuir as incertezas.
·         Procure descobrir as necessidades/carência do mercado onde você deseja atuar.
·          Antes de uma entrevista leia tudo que puder sobre a empresa/cliente.
·         Tente descobrir o diferencial dos seus concorrentes.
·         Saiba onde está localizado seu público alvo.
2º Faça uma análise do micro e macro ambiente. Uma boa e simples ferramenta é a Matriz S.W.O.T (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças “F.O.F.A”).

Entendendo a MATRIZ SWOT (FOFA)
Forças: Suas qualidades, habilidades e competências. Tudo o que te torna melhor ou mais qualificado que o seu concorrente. É importante entender que as “forças” é tudo que pode ser influenciado por você, exemplo: fazer um curso de informática pode te dar um diferencial competitivo, e fazer o curso ou não, é uma escolha sua. Só depende de você.
Oportunidades: A economia do país, o acesso a crédito, políticas de incentivo fiscal, crescimento do país etc. Oportunidades são fatores que não dependem de nenhuma atitude sua, mas que de alguma maneira podem significar oportunidades de ganho e crescimento profissional ou pessoal. Exemplo: copa do mundo e olimpíadas.
Fraquezas: O oposto de Forças. Falta de habilidades humanas e falta de capacitação. Pense em o que faz com que o seu concorrente seja escolhido para vaga em vez de você. É muito importante conhecer suas fraquezas, pois só conhecendo temos o poder de trabalhar até neutralizá-las. Anular ou diminuir suas fraquezas só depende de você, tente trabalhar suas fraquezas até que elas se tonem forças.
Ameaças: Crise econômica mundial, diminuição do crédito, leis que possam atrapalhar o desenvolvimento de determinada atividade etc. Tudo que acontece no macro ambiente e pode atrapalhar de alguma maneira seu êxito profissional são ameaças.
 O DIAGRAMA ABAIXO É UM EXEMPLO DE MATRIZ S.W.O.T. Preencha os campos e tenha uma visão do todo.



A matriz geralmente é utilizada para analisar empresas ou produtos, mas, neste caso a empresa ou produto é você.
3º Procure identificar o seu público alvo. Liste empresas onde você gostaria de trabalhar, posição geográfica, remuneração média etc.
Marca: A marca mais importante que se pode ter é um nome íntegro. O maior patrimônio de um homem é seu nome e seu caráter, se ele cair não terá vergonha de se levantar de cabeça erguida e continuar a caminhada. Entretanto, para passar uma boa imagem o bom senso é o maior aliado. Coisas simples como: roupas limpas, unhas cortadas, pouco perfume, pouco decote, pro atividade e um sorriso no rosto ajudam a definir uma marca pessoal.
Defina objetivos para sua vida, saiba aonde quer chegar e faça o possível para chegar. Defina o que é sucesso pra você. O que é sucesso pra um, talvez seja muito deferente do que é pra outro. Exemplo: para algumas pessoas sucesso é adquirir uma casa própria. Para outros é conquistar um cargo de destaque ou ser famoso. Para outros é ter uma vida tranquila no interior onde possa plantar e colher. Sucesso tem uma definição muito pessoal quando se trata de pessoas.
Para resumir este artigo, vamos agora ao Composto de Marketing. Lembre-se, você é o produto.
 MIX DE MARKETING
 PRODUTO, PREÇO, PRAÇA (distribuição)  E PROMOÇÃO (comunicação).

Produto (você): Marca, design, embalagem, composição, qualidade, tamanho, garantia etc. A qualidade do produto é tão importante quanto sua embalagem. Você pode ser uma pessoa com uma apresentação pessoal fantástica, uma roupa impecável, mas também precisa ter conteúdo e bom senso.
Preço: É o valor que a empresa irá cobrar pelo produto ou serviço. É importante que você tenha uma pretensão salarial. É importante também que esta pretensão esteja em sintonia com o mercado. Encontre diferenciais que agreguem valor aos seus serviços.
Praça (local): É o produto certo ao alcance do cliente. PDV´s (ponto de venda), estoque, transporte, canais etc. O local onde você pretende oferecer seus serviços pode influenciar diretamente em sua qualidade de vida. Saiba se existe demanda onde você está.
Promoção: É toda a parte de comunicação e divulgação do serviço ou produto. Networking (contatos de trabalho) é muito importante em uma recolocação profissional. Sua rede de amigos pode ser fator decisório para uma contratação. Utilize com inteligência as redes sócias, sempre demonstrando suas capacidades e competências, sem se tornar o chato da net.

Essas são dicas simples, porém poderosas. Quando começamos a nos ver como produto, a autocrítica fica muito mais fácil. Este artigo não tem a ambição de ser um norteador de carreiras. A intenção deste artigo é abrir os olhos das pessoas que ainda não enxergam com um olhar mercadológico.

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