Produto, Preço, Praça e Promoção.
Também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, os 4 P´s de MKT são base de conhecimento sobre mercado, e é interessante que todos profissionais da empresa tenham uma idéia básica sobre o assunto.
O Mix de Marketing foi criado por Neil Borden, que usou este termo pela primeira vez em 1949. Jerome McCarthy (professor de marketing da Universidade Estadual de Michigan), foi quem aprofundou no assunto, em 1960 publicou o livro Basic Marketing. Nesta obra foram estruturados elementos de marketing para ajudar empresas a alcançar seus objetivos de vendas, nortearem ações que visam acessibilidade ao produto e fidelização dos mercados alvo.
Jerome McCarthy definiu o Mix de Marketing como 4 P´s:( product, price, place and promotion) Produto, Preço, Praça e Promoção.
Produto: É o bem ou serviço a ser oferecido no mercado. Características estudadas sobre produto: Marca, design, embalagem, composição, qualidade, tamanho, garantia etc.
Preço: É o valor que a empresa irá cobrar pelo produto ou serviço. Características estudadas sobre Preço: Descontos, financiamento, prazo e concessões.
Praça: É o produto certo ao alcance do cliente. PDV´s, estoque, transporte, canais etc.
Promoção: É toda a parte de comunicação e divulgação do serviço ou produto. Itens estudados no ‘P’ Promoção: Venda direta, publicidade, propaganda, promoção de vendas e relações públicas.
Até hoje o Mix de MKT é aceito e utilizado em todo o mundo. Entretanto, hoje o pensamento começa nas necessidades e desejos dos mercados alvo. Não se pensa primeiro em como vender o que foi produzido, mas sim em como produzir produtos e serviços que atendam e encantem os clientes. Por este motivo Robert Lauterborn desenvolveu em 1990 os ‘4 C´s’, assunto que será abordado em um próximo post.
Os quatro P’s de MKT devem ser analisados profundamente antes da criação de produtos, abertura de empreendimentos e até em planejamento de carreira “MKT Pessoal”. Ter conhecimento sobre o que estamos vendendo, a quanto estamos vendendo, como estamos mostrando e onde estamos oferecendo nossos produtos, é crucial pára o sucesso e sobrevivência no mercado contemporâneo.
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