Mas, pra que estudar diferentes gerações?
Pessoas com diferença de idade geralmente tem maneiras deferentes de enxergar o mundo. As experiências, perdas e conquistas, assim como a forma que reagem e promovem mudanças, é fruto de um emaranhado de vivências macro e micro ambientais.
Uma geração é marcada pelos diferentes acontecimentos de sua época. Acontecimentos que mudam o comportamento de todo um conjunto de indivíduos, inclusive hábitos de consumo e comportamento no ambiente de trabalho. No caso da geração Y, estes acontecimentos foram o crescimento da economia, o acesso a Internet, e o acelerado desenvolvimento de novas tecnologias. O acesso a informação em milésimos de segundo, transformou essa geração em consumidores mais exigentes, isso também é devido à grande oferta dos mais variados produtos. Não se pode contar só com as mídias tradicionais (TV, Rádio e Jornal), para atingir uma geração que gasta boa parte do seu tempo trabalhando, pesquisando, namorando e até comprando na Internet.
Faz parte da geração Y pessoas que nasceram a partir de 1980 até meados de 1990. Essa geração tem um apetite maior por qualidade de vida, busca trabalhar com o que gosta de fazer, é ligada em tecnologia e está sempre fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo.
Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) realizada com cerca de 200 jovens de São Paulo revelou que 99% dos nascidos entre 1980 e 1993 só se mantêm envolvidos em atividades que gostam, e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal. (http://revistagalileu.globo.com)
O acesso a informação através de simples “cliks”, fez desta geração pessoas mais individualistas, entretanto, se preocupam mais com o meio ambiente. A geração Y viu chegar ao alcance de simples telespectadores, o poder de se tornarem protagonistas. A maioria tem no mínimo um perfil em redes sociais, blogs, muitos têm vídeos no You tube com milhares de acessos, não ficam muito tempo em um emprego que não gostam e acham que vão mudar o mundo. Será que ainda não mudaram? Talvez seja por isso que são chamados de geração da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário