Muita
gente tem uma idéia errada sobre marketing. E para começar a clarear um pouco
as idéias, vamos ver primeiro o que não
é marketing.
Não é marketing:
Quando uma
empresa diz que seu produto faz o que ele não faz.
Quando um
político faz promessas que sabe que nunca poderá cumprir.
Quando
tentam de todas as maneiras, empurrar um produto ou serviço que você não pode,
não precisa e não deseja adquirir.
Vendas não
é MKT, propaganda e publicidade também não.
Então afinal, O QUE É MARKETING?
Na
tradução bruta para a língua portuguesa, Marketing é Mercado, ação de Mercado
ou Mercadologia. Bom, já evoluímos um pouco a respeito do assunto proposto.
Entretanto, Philip Kotler, um dos
mais respeitados nomes do MKT foi ainda melhor em sua definição: Marketing é a
função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define
e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que
mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos,
serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e
convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.
Outras definições de MKT:
Marketing é toda
atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do cliente; tais
necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos ou
serviços; esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica
(alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão etc.);
conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram
produzir bens e serviços que atendam ao público alvo.
(SEBRAE-http://www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/conhecaomercado_820.asp)
Marketing
é um processo que objetiva a construção de relações duradouras. (Jay
Conrad Levinson)
Marketing
é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação,
a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração
do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público
interessado. (AMA
- American Marketing Association - Nova definição de 2005).
Marketing não é a arte de
descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing
é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os
clientes a tornarem-se ainda melhores. (Philip Kotler).
Com as
definições citadas temos uma boa noção do que é MKT. Embora sejam muito
diferentes, todas começam e terminam no cliente. O cliente é quem realmente
importa, é a razão de existir das organizações, empresas, governos e pequenos
empreendedores.
Marketing
é o estudo do mercado, das trocas que acontecem no mercado, das necessidades,
dos desejos ainda nem conhecidos. Não que os profissionais de MKT tenham que
ser magos, ou pitonisas. Mas a capacidade de imaginar o futuro, manter o
cliente satisfeito, e buscar informações e oportunidades a todo tempo são
qualidades indispensáveis para estes profissionais.
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