Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Igrejas evangélicas e o planejamento estratégico.

Por muito tempo temos contemplado o fracasso ministerial de muitas igrejas evangélicas. Mas por quê? Será que não é da vontade de Deus que elas dêem bons frutos?

A igreja tem “ou deveria ter” suma importância no contexto onde está inserida. É considerado o corpo de Cristo, as mãos de Deus na terra. Entretanto, muitas delas estão abertas sem saber por que, pra que ou pra quem. A falta de planejamento na maioria dos casos é por falta de conhecimento. Neste caso, se você líder não tem o conhecimento, é hora de buscar ajuda. O planejamento estratégico é um conjunto de ferramentas com eficiência comprovada pelo tempo. Estas ferramentas servem para estabelecer objetivos de curto e longo prazo, assim como as estratégias para alcançá-los. Pode e deve ser implantado, pois quem não planeja, planeja o fracasso.

Um dos maiores erros ministeriais é pensar que o planejamento estratégico só pode ser usado em empresas. Deus, na criação do planeta, agiu de forma estratégica. Noé na construção da arca tinha uma missão e uma visão de futuro. Jesus só cumpriu sua missão por que sabia bem onde tinha que chegar.

Missão e Visão:

A missão e visão da igreja têm que estar claro para todos. Ter a missão, visão, valores e objetivos bem definido é primordial para o crescimento em estatura, conhecimento e graça.

Missão: É a razão da existência da igreja. A definição da missão deve ser construída com calma e estudo. É uma investigação das necessidades dos membros da igreja, ou de que forma ela deseja transformar o contexto onde está inserida. Eu acredito que Deus permitiu a existência de tantas igrejas evangélicas, para que uma completasse a outra. Se uma atua de forma mais eficiente na recuperação de dependentes químicos, a outra proporciona diversão e entretenimento santo. Se uma é eficiente em distribuir alimentos, a outra é capacitada para dar treinamentos profissionalizantes. E todas com o objetivo central de levar o amor e as palavras maravilhosas do nosso salvador Jesus Cristo.

Visão: É onde a igreja quer chegar e como quer ser vista. A igreja precisa se ver no futuro para saber como agir no presente. Só assim as atitudes terão resultados relevantes e consistentes. Se todos souberem para onde estão indo, poderão remar de forma colaborativa e alternada. Se cada pessoa tem um destino em mente, o barco ficará movimentando em círculos. Todos ficarão cansados, e o pior e mais frustrante é que, não estarão muito longe de onde partiram.

O mundo tem mudado muito rápido, a celeridade dos transportes e informações estão como nunca estiveram. As pessoas estão mudando seus conceitos, a tão falada geração y está no ápice de seus questionamentos. A igreja não pode ficar agindo da mesma maneira e ainda esperar atingir resultados diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário